Crítica 07 - Demetria Monitoring


Oi! Como estão todos nessa linda quarta-feira, hein? Preparados para a primeira crítica depois da volta do Cherry? Então vamos lá, porque eu voltei com tudo! 
A vítima da vez é um blog de monitoração, intitulado de Demetria Monitoring. Fora criado pela dona Maria Vitória no dia vinte e nove de agosto do ano passado (está quase prestes a completar um ano. Yup!). Infelizmente entrou em hiatus (data específica do começo não apresentada), voltando ainda ano passado, no dia doze de dezembro. Na equipe encontramos a Amanda, o Marcelo e a Maria Fernanda, uma equipe bastante ampla, diria (e as vagas encontram-se fechadas). Ah! Não posso deixar de comentar que, além do mais, o blog possui uma extensão! E isso é maravilhoso, porque querendo ou não, uma extensão sempre divulga o blog-origem. 
Todos cientes sobre as informações principais do DM? Então vamos à cítica completa! 
Layout:
Começaremos como sempre pelo layout, que é todo estampado pela maravilhosa Demi Lovato. Todo ele está em tons que variam de azul a verde, mas nunca fugindo desse padrão. E se estão achando estranho o fato de que eu não comentei sobre a autora desse layout, não me culpem. Juro que procurei em todos os lugares quem o fez, mas não o encontrei. O que eu achei um errinho básico, mas tudo bem.
Comentaremos primeiro sobre a header, já que estou bastante ansiosa para falar sobre ela. A mesma está sendo composta por três pngs (sendo um central e os demais logo atrás, sendo "cobertos" por várias texturas e brushes), várias texturas e brushes e o nome do blog (sem contar com o menu lá no topo). Confesso que esperava mais. Não quero ofender nem nada, longe de mim tal ato. A questão é que eu arrisco-me a dizer que fora exagerado a quantidade de brushes/texturas/whatever que fora apresentado. E usaram tanto disso que esqueceram de por mais fotos da Demi. Em minha opinião, a quantidade fotos está pequeníssima. Com certeza se tivessem usado bottons e coisas do gênero, teria ficado melhor. E por último, não posso deixar de comentar sobre a logo do blog. Sinceramente? Ficou simples demais. Não sei ao certo se foi a fonte, a cor... mas ficou apagada demais com todo o layout. Então creio que se fosse outra fonte, ou talvez outro tom, teria ficado bem melhor.
E depois da bíblia sobre a header (desculpa por esse monte de linhas, é que tinha muita coisa para falar, haha!), vamos finalmente à área de post - e sidebar. Começando primeiramente pela sidebar. Esta, assim como todo o layout está bem simples - o que eu achei um erro (modo de falar, não me interpretem mal). O começo de tal é composto por poucas texturas, que apesar de ir contra todos os meus princípios de "tenha algo bonito e vibrante em seu blog", eu gostei. Sinceramente, eu achei muito fofo e não acho que deveria ser mudado. Entretanto, acho que o final poderia ter sido mais trabalhado. Porque eu percebi que foi como se tivesse retirado a parte central da header e "jogado" ali. Neste local poderia certamente ter utilizado brushes ou qualquer coisa do gênero; porém não posso negar que o png central da header colocado ali no finalzinho da sidebar foi maravilhoso! Sério, eu amei.
E para finalizar (ou não), agora sobre a área de post. Se eu percebi bem, a estrutura é quase que a mesma da área de post. O começo da mesma é igualmente simples, com texturas que lindamente combinam-se; e eu nem preciso dizer que mesmo simples, é maravilhoso. No final, devo dizer que foi um "erro" ter repetido a mesma coisa na header, área de post e sidebar; arrisco-me a dizer que fica até um pouco enjoativo, encarar sempre a mesma coisa. Então a única dica que tenho é: inovação. Se na anterior o png principal ficou divino, aqui posso afirmar que nem tanto. A única coisa que gostei de verdade fora o efeito que há no png "ofuscado" na parte direita do png principal - efeito este que eu não percebi na header e nem na sidebar.
E acho que já falei o suficiente por hoje, haha! Comentário final do layout: não vou dizer que está muito lindo, porque não está. Entretanto não irei dizer que está terrível, porque não está. Sabe o famoso meio-termo? Ele se encaixa perfeitamente nessa situação. Ainda há muito o que ser melhorado, acredite. Aliás, arrisco-me a dizer que foi você (Vihh) quem elaborou este layout, porque é quase sempre você quem faz as versões do DM; então espero que encare tudo que eu disse como uma forma de melhorar seus trabalhos. Porque tudo que eu disse foi para isso.

Nota: 1,5 (sendo que o máximo é 2,5)
Páginas:
E agora vamos falar sobre as páginas (Home; Regras; Inscreva-se; Monitorados; Extras). Como eu sei que não há necessidade alguma de listar todas as páginas com suas funções, listarei apenas aquelas que eu acho que devem ter algo a ser comentado.
Porém antes, devo comentar algo que não me agradou nem um pouco em todas elas: a ilustração no começo das páginas. O problema não foi o fato de não serem da Demi Lovato, longe disso! Acho inclusive até bem legal que fujam desse padrão, que é interpretado quase que como uma regra. Mas o que me incomodou profundamente fora o fato de que os gifs não tem um padrão uniforme, e nem ao menos contém a base de post do Demetria Monitoring - outra coisa que eu irei comentar mais à frente. Então logo de cara, minha dica é essa: padronize os gifs/imagens, impondo-os uma base e um tamanho padrão.
- Regras: primeiramente, gostaria de dizer que na primeira linha há "Regras;", o que foi totalmente desnecessário e diante mão, peço para retirar, pois dá uma leve desorganização à página. Enfim, não encontrei erros significantes nesta página, o que foi maravilhoso! Mas para ela ficar perfeita, vou comentar alguns casos: sugiro que alinhe todo o texto, porque está todo ele centralizado, o que eu acho incrivelmente desorganizado; na sexta regra e na última, fora utilizada a letra maiúscula incorretamente (Não Monitoramos blogs racistas/Palavra-passe: É a versão...), creio que saberá muito bem como consertar este pequeno erro; na última regra há uma pequena questão de ambiguidade. Quando colocado os dois pontos após "Palavra-passe", há uma pequena dúvida se a palavra-passe é a frase que apresentou ou se, de fato, é a versão do blog. Então por questões de ortografia, retire os dois pontos.
- Monitorados: não há nenhum erro aqui, é só que eu não poderia deixar de comentar o quanto a organização nesta página me agradou. Ver todos os blogs ali, listados por área e ordem alfabética é muito bonitinho. A única coisa que tenho a dizer é: nunca mude a organização dessa página, please.

Nota: 2,0 (sendo que o máximo é 2,5)
Postagens:
E agora, finalmente sobre as postagens. Voltarei a falar sobre a padronização das ilustrações porque acho extremamente necessário isso para que haja uma organização; mas sobre base de post e tamanho de gifs já falei tudo que havia de falar no tópico anterior (Páginas), então lembre-se que tudo que falei lá serve para aqui também.
Mas enfim, deixemos essa coisa de "padrão" por um lado um pouco, falaremos agora sobre a organização e a ortografia dos posts. Em questão a organização, vi que na maioria dos posts, os textos estão centralizados, o que eu devo dizer que isso sempre dá ao blog aquele leve ar de desorganização, então minha sugestão é que alinhe-os.
Sobre a ortografia, nem há muito o que falar. Todas as postagens são bem escritas; com pontuações devidas e essas coisas. Entretanto, não pude deixar de observar que nas postagens do Marcelo, a ortografia não é lá essas coisas todas. Não quero dizer que é ruim, péssima, mas é que alguns erros que podem ser facilmente evitados quando lidos com atenção. Então esta é a única dica: ler as postagens com atenção antes de postá-las.
Porém antes de ir para o próximo tópico, não posso deixar de elogiar toda a equipe e dar-lhes meus parabéns. Os textos são claros, rápidos e bastante objetivos; sem contar que sempre tem aquele "mistério" de não contar a novidade do blog monitorado, fazendo com que o leitor vá até o blog descobrir sobre o assunto. Acho isso maravilhoso!

Nota: 2,25 (sendo que o máximo é 2,5)
Gadgets:
Último tópico da crítica, falaremos sobre os gadgets. E assim como no tópico Páginas, não os listarei por completo. Falarei apenas daqueles contém algum erro, dando dicas para que sejam consertados.
- Status: aqui não há nenhum erro aparente, digo. O único probleminha que encontrei foi que você não informa a data que o blog entrou em hiatus, informando apenas a data da volta, o que foi um erro. Outra que gostaria de pedir, para uma melhor organização, que coloque a data de criação do blog logo após a sigla, e então a data de início do hiatus, seguido pela data que voltaram. Ah! Seria bem melhor que informassem o ano, também.
- Banners: o problema mesmo está no nome, visto que "Banners" refere-se a imagem e ali há um link-us e um gif de monitorado premium. Entretanto, se tem uma coisa que eu senti falta, foi de uma imagem informando "Sou Monitorado(a) pelo Demetria Monitoring". Então sugiro que façam-o; e então o nome do gadget pode ser "Link-Us e Banner", caso não queira colocar o Link-Us e o Banner em gadgets separados.

Nota: 2,25 (sendo que o máximo é 2,5)

Comentário final: Depois de um dia inteirinho fazendo essa crítica, finalmente pronta! Amor, espero que tenha gostado da crítica, porque eu estou achando que essa foi uma das melhores que eu fiz. Desculpe-me se pequei em algum ponto, então se tiver algum errinho só me chamar a atenção. Peguei bastante no pé na parte do layout, desculpinhas por isso, mas eu sempre digo: um bom layout faz a diferença! Adoro o blog e espero que siga todas as dicas que dei, quero ver o Demetria Monitoring muito melhor do que já é. Obrigada por ter-me dado a oportunidade de criticar seu blog.
A nota final do DM foi: 8,0

http://cherry-critics.blogspot.com.br/

Visite o DM:

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas, vou fazer um outro layout em breve e desta vez mais caprichado. Irei seguir as dicas e muito obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por estar me ouvindo, haha! Estarei ansiosa para conferir o novo layout, acredite ;) De nada, amor. Quando precisar! ;)

      Excluir

Design e adaptação do código por: Mariana Almeida - Código por: Daniel Andrade