Crítica 11 - Fuck Designs


Hey, cherries! Prontos para conferirem mais uma outra crítica? Bom, vamos à vítima da vez!
Desta vez, o blog criticado é o Fuck Designs, blog criado exclusivamente para atender aos pedidos das queridas escritoras de fanfics. Tendo como função disponibilizar trailers, capas, críticas, revisões e tudo mais para fanfics (além de disponibilizar layouts para blogs), o FD está online desde o dia três de julho do ano passado, tendo como dona a Andy (Lermandys) e como Co-Webs as garotas Fla, Juuh e Mel, o blog ainda conta com uma extensa equipe (totalizando um total de trinta e três pessoas). Isso mesmo. Trinta e três (e talvez eu tenha contado errado e deixado escapar alguma). 
Estando todos apresentados ao Fuck, vamos à crítica. 

Layout:
Começando pelo layout, devo comentar que este não é como os que estamos acostumados a encontrar por aí. Estando em modelo de layout fã-site, o feat é a modelo Gisele Bundchen. Em tons que variam do marrom ao azul, este é um dos melhores layouts em estilo portal que já vi (leve em consideração que eu já vi bastante). A organização dele é bem diferente do comum, e isto já é um dos pontos mais positivos que eu encontrei. Este layout é simplesmente único.
Como não é um layout "normal", não comentarei sobre a header e a área de post separadamente; comentarei sobre o corpo do layout em si. Bom, começando pela header. É um tanto quanto simples e, diferentemente das demais, ao invés de conter apenas uma foto; esta contém apenas um png e, por trás, um fundo em azul composto por várias texturas em opacidade baixa. O nome do blog encontra-se dentro de uma "caixinha", o que eu achei bastante bonito. O interessante é que, logo abaixo da caixinha onde contém o nome do blog, há outra caixinha, sendo esta para serem feitas pesquisas. Confesso que no começo, eu fiquei sem entender para que servia esta outra, mas descobri assim que pus o mouse sobre a mesma. A única sugestão que tenho é que deveria ter algo indicando que ali eram para ser feitas pesquisas. Logo abaixo da caixinha de pesquisas há a mensagem de boas-vindas. Outra que achei bem interessante é que esta está apresentada ao longo de toda header, numa faixa; ao contrário das outras headers.
Ao descer a barra de rolagem, encontramos um quadro com os destaques do FD, onde os links estão disponíveis a medida que os slides vão passando apresentando o assunto. Um pouco mais abaixo, encontramos um quadro em tamanho um tanto quanto grande com várias imagens. Ali são onde estão localizadas as postagens. Essa é, praticamente, a área de post do blog. OK, não. Mas é ali onde encontram-se todas as postagens do blog. Você não precisa ficar descendo um monte para encontrar aquele post que deseja, basta ir navegando por ali até encontrar. Esta fora, simplesmente, uma das ideias mais brilhantes que eu já vira. Não ocupa tanto espaço, o que é mais brilhante ainda.
Descendo a barra de rolagem mais um pouco, encontramos outra sub-divisão (sim, se vocês não tinham percebido, a página deste blog é toda sub-dividida), onde encontra-se mais uma seção de "Destaques"; desta vez sendo esta para indicar as fanfics destaques. Logo ao lado encontramos os afiliados do blog, que estão todos organizados em elite. Mais abaixo encontramos os seguidores do blog, o link para a página do blog no Twitter e, também, o link para a página no Facebook. E se vocês acham que acabou por aqui, estão enganados. Mais abaixo ainda encontramos a cbox do blog, informações sobre as inscrições para participar da equipe, um banner (que é sobre uma campanha do blog Sukcer Designs) e, mais abaixo uma sub-divisão apenas para mostrar os destaques do blog (como Melhor capa e Designer do mês).
Ao final de tudo, não posso terminar a crítica do layout sem antes deixar meus sinceros parabéns à Andy (a autora do layout). Este fora simplesmente maravilhoso e, sem dúvidas, muito bem trabalhado e organizado. Deve ter dado muito trabalho para fazê-lo, mas acredite: todo o esforço valera à pena. Parabéns! 


Nota: 2,5 (sendo que o máximo é 2,5).

Páginas:
Ao total, o FD conta com sete páginas. Sendo elas:
Home: Onde encontramos as atualizações.
Staff: Onde há o nome de cada pessoa que participa da equipe do blog, além de mostrar sua função em tal.
Pedidos: Onde há as opções para você encomendar o que deseja.
Cronogramas: Onde você pode acompanhar como está o andamento do seu pedido.
Galeria: Onde você poderá conferir todos os layouts que já estamparam o Fuck Designs, além de outros produzidos pela Andy.
Regras: Onde encontram-se as regras necessárias para que você possa encomendar o que deseja. Uma coisa interessante nesta página é a divisão; digo, para cada assunto, há uma sessão de regras diferentes. Fora uma coisa muito bem elaborada. A única coisa que percebi é que, em algumas regras, não há ponto e vírgula ao final, contendo somente o ponto. Bom, isto é uma questão de regra ortográfica, então sugiro que conserte isto.
Outra que achei que não coubera muito bem, fora o fato de que, para avaliação da ideia de fanfic, vocês só aceitam ideias descritas com, no máximo, cinco linhas. Oras, com cinco linhas não dá para explicar nem o prólogo direito! Digo, há aquelas autoras que preferem a escrita de uma oneshort, então aí sim seria adequado uma explicação simples. Entretanto, há aquelas autoras que gostam de fics detalhadas; então é quase impossível fazer uma avaliação de ideia com apenas cinco linhas de descrição. Sem contar que para avaliar a ideia, você terá que avaliar o enredo, o modo como ela planeja colocar o que pensa no "papel" e essas coisas. Sugiro que (re)pensem melhor sobre este quesito. (1,0 ponto retirado)
Contato: A página onde você encontra o modo para encontrar em contato com a administração do blog.

Nota: 1,5 (sendo que o máximo é 2,5)
Postagens: 
As postagens do blog são, em sua maioria, simples, curtas e objetivas. Uma coisa que não pude deixar de perceber é que, para posts de Betagem e Trailer, as meninas da equipe usam uma imagem de post uniforme. E eu senti falta dessa imagem de post uniforme nos posts de Crítica de Fanfic. Nos posts de Capa de Fanfic, nem tanto, porque eu acho super interessante abrir o post logo com a a capa que fora feita. Entretanto, na crítica, eu não achei tão interessante assim abrir o post com a capa da fanfic criticada. Sem contar que ambas tem a mesma sigla, então por vezes as pessoas acabam clicando no post de Capa de Fanfic achando que é uma crítica e vice-versa.
E já que estamos falando da crítica de fanfic, isto é algo sobre o qual eu quero comentar. Bom, os designs e os trailers proporcionados pelo blog são simplesmente maravilhosos. Entretanto, eu não posso falar o mesmo das críticas. A impressão que eu tive é que as críticas são elaboradas tipo "Gostei dessa. Nota 10.". Isso não é nem um pouco legal.
Para começar, a distribuição de pontos está feita de modo errado. Digo, a crítica é feita em três partes (Crítica da capa; Crítica da Sinopse e, por fim, a Crítica da fanfic) e cada parte contém uma pontuação (que eu creio que seja a máxima) de dois pontos. Totalizando dez pontos. Entretanto, ao final da crítica, se a fanfic conseguiu dois pontos em todas as três categorias, ela consegue a nota máxima de dez pontos. Primeiro: faça uma melhor distribuição de pontos.
Outra coisa que não pude deixar de notar é que na crítica as ideias são super resumidas e você não expõe muito bem os pontos positivos da fanfic (e nem os negativos, que sempre há). Exponha melhor suas ideias e comente mais sobre a fanfic. E lembrem-se: foquem mais na fanfic do que na sinopse ou capa.

Nota: 1,0 (sendo que o máximo é 2,5)
Gadgets:
Quanto aos gadgets, não há muito o que falar. Todos estão numa organização impecável, exceto por um, que é o da publicidade (Sisters). O código que é utilizado não é muito adequado e o gadget fica enorme pela quantidade de Link-Us que há ali.
Bom, e já que estamos a falar de gadgets, devo deixar minha opinião aqui de que não fora tão interessante assim deixar os gadgets "escondidos". Principalmente o que indica as informações principais sobre o blog. E também há o gadget que informa sobre como entrar para a equipe, que deveriam estar em destaque, ambos.
Entretanto, retirando esses pequenos detalhes, não há sobre o que reclamar.

Nota: 1,5 (sendo que o máximo é 2,5)

Comentário final: Ah, o Fuck Designs... Não preciso dizer que amo este blog, não é? Bom, primeiramente gostaria de dar meus parabéns às meninas por conseguirem manter um blog tão bom quanto este. E queria agradecer também por terem dado-me a honra de criticá-lo.
O FD é um blog incrível, nunca deixem de acreditar nisto. Entretanto, blogs incríveis também precisam ser melhorados. E o Fuck precisa ser melhorado em alguns pontos, como todo blog.
Espero que sigam minhas dicas e que tenham gostado da crítica.
Se eu pequei em algum ponto, mil desculpas! Então é só falar para que seja consertado, OK? 
Saibam que tudo que eu disse fora com a única intenção de ajudar o blog. 
A nota final do FD foi: 6,5



Para visitar o FD, clique no Link-Us abaixo:

 -

Não esqueça de comentar! Beijos, Mari. ♥








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design e adaptação do código por: Mariana Almeida - Código por: Daniel Andrade