Crítica 38 - Castelo dos Livros


Oi, oi, meus queridos! Todo mundo preparadíssimo para ler mais uma crítica? Eu espero que sim, porque esta eu tive o cuidado de fazer de um jeito diferente, uma vez que o CDL é um blog diferente dos que eu estou acostumada a criticar. Mas enfim, tendo sido criado no dia onze de abril do ano passado pelo João Antonio - dono do blog. Na equipe ainda não há ninguém, e também não é informado no Status se as vagas estão abertas ou fechadas (primeira dica: informe isto). Mas enfim, a função do CDL? Bom, ele é tecnicamente um blog pessoal, mas com um foco: livros. No blog é possível encontrar várias resenhas, recomendações, tags e aquelas coisinhas que todo mundo sabe que há num blog desse estilo. 
Todos a par das principais informações do Castelo dos Livros? Então vamos para a crítica completa! 
Layout: 
O layout do blog (que foi feito pela Luiza Oliveira) está em estilo portal e, como esperamos da maioria dos blogs dessa categoria, não apresenta nenhum feat. Está simplesmente nas cores azul e branco. A header do blog é bem simples, contém apenas uma imagem de livros, o nome do blog, um castelo pequeno ao lado do nome e o menu logo acima - além de uma maneira bem interessante de separar a header da sidebar e da área de post: é como se fossem triângulos. A header está simplesmente perfeitinha. A Luiza conseguiu bem juntar a essência do blog numa imagem. Gostei bastante.
A sidebar e a área de post do blog seguem aquele mesmo padrão: uma faixa de uma cor diferente para destacar o título (seja ele do gadget ou do post) e então um corpo de uma mesma cor. Desta vez, a cor da "faixa" fora azul e o resto é branco. Como eu disse, o layout está em tons de branco e azul.
Não nem o que comentar sobre este layout, haha. Ele é bem simples, assim como a maioria. Mas ele é tão lindo... Eu simplesmente me encantei com o mesmo. Meus parabéns para a designer e meus parabéns para você que está sempre procurando o melhor para eu blog!

Nota: 1,5 (sendo que o máximo é 1,5)
Páginas:
Ao total o CDL conta apenas com três páginas. São elas:
Página inicial: Que é aquela que conhecemos mais por "Home", onde há as atualizações.
Contato: Onde estão os meios para entrar em contato com o dono do blog. Achei a página um tanto desorganizada. Seria melhor se colocasse tudo um abaixo do outro, sem tanto espaço entre as linhas. E a página do facebook, seria melhor se colocasse o link numa palavra. Como por exemplo: "Page: clique aqui". O link por extenso deixa uma desorganização tremenda. 
Resenhas: Onde se localizam todas as resenhas que já foram postadas no blog.
Ao final, creio que está tudo bem. Só sugiro que acrescente uma página Extras, onde poderão ficar localizadas as críticas que o blog já recebeu, as versões anteriores... enfim, as informações extras do blog, haha!

Nota: 1,75 (sendo que o máximo é 2,5)
Postagens: 
 As postagens do blog são sempre ótimas, isso eu posso garantir. Boa ortografia, boa escrita, bom desenvolvimento... só tenho elogios! A única coisa que eu não entendi é porque o post fixo não tem uma imagem no começo. Creio que fugiu do padrão e deixou as coisas levemente desorganizadas. Sabe a minha sugestão não, é? Coloque uma imagem no post fixo! Mas fora isso, está tudo perfeitamente perfeito. Suas postagens são algo que dá prazer de ler. Meus parabéns! 

Nota: 2,5 (sendo que o máximo é 3,0)
Gadgets: 
Ao total o blog conta com onze gadgets: Welcome, Status, Seguidores, Chat Box, Marcadores, Publicidade, Elite, Link-Me, Agenda de posts e, por fim, Views. Todos exercem suas respectivas funções e nenhum deles apresenta algum tipo de erro. Só tenho duas sugestões: no primeiro gadget, coloque os banners de monitorado premium naquele famoso "mais/menos" que os oculta. E a outra sugestão é que use o código que deixa os links-us do mesmo tamanho no gadget Publicidade. Acredite, fazendo isso fará uma enorme diferença em questão da organização.

Nota: 0,75 (sendo que o máximo é 1,0)
Publicidade: 
Quase um ano de blog e o CDL tem 52 seguidores, 37 afiliados e 7.476 views (visto por último em: 12/02/2016 - 22:17). Para ser bem sincera, eu encaro isto como números baixíssimos. Pouco mais de 7 mil views em quase um ano?! Uma quantidade bem baixa. Não falarei tanto assim da quantidade de seguidores porque eu sei o quanto é difícil ter seguidores novos, principalmente com esse flop que está a blogosfera. Mas os números de views com certeza poderiam ser maiores. Em contrapartida, a quantidade de afiliados que o seu blog tem é ótima! Meus parabéns.

Nota: 1,5 (sendo que o máximo é 2,0)
Comentário final:
Isso é uma crítica sendo postada? Pelo jeito Jesus faz milagres mesmo, hein... Brincadeiras a parte, deixa eu me desculpar primeiro... Desculpa por essa crítica não ter saído lá essas coisas todas, mas é que é bem difícil criticar blogs pessoais quando você está acostumada com outro estilo. Mas enfim... João, você tem um blog incrível! O que atrapalhou mesmo de não receber nota máxima foi a questão da organização. Então procure melhorar isso aí e quem sabe numa próxima vez você não alcança nota máxima?!
Espero que tenha gostado da crítica!
A nota final do CDL foi: 8,0
Visite  blog clicando em seu link-us: 
Castelo dos livros -

♥ Não se esqueça de comentar e postar em seu blog. 

Beijos, Mari. 

2 comentários:

  1. Heeeeey Maari adorei a critica, postarei logo ela ok? Vou seguir as dicas sim, só a da publicidade que não sei o código mas okay rs BEIJÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeey! <3 Fico bastante feliz que tenha gostado da crítica <3 E sobre o código: se quiser, posso te passar! ;)

      Excluir

Design e adaptação do código por: Mariana Almeida - Código por: Daniel Andrade